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Psicopedagogia Clínica e Institucional

O psicopedagogo é um profissional habilitado para trabalhar com indivíduos, grupos ou instituições de ensino, que tem por objeto de estudo o ser humano e seus processos de aprendizagem. Está sempre atento à forma como o estudante aprende, intervindo nas dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem.


- Objetivos do Curso

Formar especialistas para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às dificuldades de aprendizagem, que auxiliem na problemática do fracasso escolar, dentro de uma perspectiva clínica e institucional, voltada para a formação de um trabalho que contribua com o processo de investigação e pesquisa das questões institucionais, educacionais e sociais, voltados para: - Planejar, intervir e avaliar o processo de aprendizagem, mediante a utilização de instrumentos e técnicas psicopedagógicas. - Possibilitar ao futuro profissional a utilização de métodos e técnicas psicopedagógicas de observação, análise e intervenção. - Atuar na formulação e implementação de políticas públicas e privadas relacionadas às dificuldades de aprendizagem. - Atuar na gestão e coordenação de serviços de Psicopedagogia em instituições de ensino público e privado. - Realizar assessorias e consultorias nos campos de conhecimento da Psicopedagogia Clínica e Institucional.


- Campo de Atuação

O campo de atuação do psicopedagogo são as áreas da saúde e da educação. Atua em instituições de ensino (preocupação inicial da psicopedagogia), hospitais, ancionatos, ONGS, empresas de diversos tipos, clínicas com equipe multidisciplinar, sempre com a finalidade de compreender as várias dimensões da aprendizagem, que ocorrem em todos os espaços sociais. O psicopedagogo, atuará no espaço clínico (terapêutico), no qual avaliará as condições da aprendizagem do aprendente, dará devolutivas e orientará os pais ou responsáveis, a escola, o aprendente, e fará outros encaminhamentos que forem necessários, como sugestões de metodologia própria para cada caso, de acordo com sua particularidade.

Público alvo: Curso voltado para todas as graduações de Licenciaturas, Psicologia, Serviço Social, Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional


EIXOS TEMÁTICOS

  • Introdução a Psicopedagogia - 20h

  • Projetos Psicopedagógicos - 20h

  • A Relação Aprendizagem – Afetividade e a Educação - 20h

  • Desenvolvimento Cognitivo e Processo de Pensamento Lógico-Matemático e Suas Dificuldades - 20h

  • Desenvolvimento da Linguagem e a Construção da Leitura e Escrita e as Suas Dificuldades - 20h

  • Implicações da Psicopedagogia no Desenvolvimento Neurológico e na Psicomotricidade em Contextos Infantis - 20h

  • Atuação Psicopedagógica na Idade Adulta e 3ª idade - 20h

  • Fundamentos e Atuação Psicopedagógica em Diferentes Contextos: Clínica, Escola e Empresa - 20h

  • Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem - 20h

  • Contribuições das Relações Familiares no Desempenho Escolar - 20h

  • Prática de Estágio Institucional - 20h

  • Prática de Estágio Clinico - 20h

  • Elaboração de TCC - 60h

  • Seminários e Palestras - 60h

Carga Horária: 600 horas


Vagas disponíveis: 35 vagas


Coordenação do Curso: Dr. Damião Carlos Amaral Mesquita


Certificação e critérios Será certificado o aluno que atender a todas normas descritas: • Obter frequência acima de 75% em todas as disciplinas • Obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas • Entregar junto ao pedagógico certificado(s) igual ou superior a 60 horas de cursos, seminários ou palestras relacionados a temática do curso • Possuir plena frequência na visita técnica junto com relatório da visita • Entregar cópia todos os documentos exigidos no regimento interno e contrato • Entregar TCC em até 90 (noventa) dias após a conclusão do último módulo

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